domingo, 26 de maio de 2013

Lançamento do livro "Pontes de Miranda e o Direito Processual"

Prezados amigos,

Tive o prazer de participar na última sexta-feira, 24.05, do lançamento do livro "Pontes de Miranda e o Direito Processual", organizado pelo amigo Roberto Campos juntamente com Fredie Didier e Pedro Nogueira.

Tivemos, na oportunidade, uma verdaeira aula de Marcos Bernardes de Mello, o qual presidiu os trabalhos da noite a convite da Profa. Larissa Leal.

Aproveito para, mais uma vez, agradecer a Roberto Campos o convite para participar da obra. E para parabenizar pela excelência da mesma.

Abaixo, alguns registros fotográficos do momento.


Roberto Campos ,  Marcos Bernardes de Mello e Pedro Nogueira.


 Recebendo o autógrafo de Marcos Bernardes de Mello em meu exemplar.
Sessão de lançamento no espaço memória da FDR/UFPE, com a presença dos organizadores (2) e inúmeros colaboradores.

Foto da capa da obra.
Sobre o livro:
Pontes de Miranda e o Direito Processual
1230 páginas ,16x23 cm, Edição: 1a , ISBN: 978-85-7761-802-6, Ano: 2013

Pontes de Miranda, nascido em 1892 e falecido em 1979, formou-se, contando com apenas dezenove anos, na Faculdade de Direito do Recife. Há quem diga ter sido à Matemática sua opção original. Mais tarde, todavia, fez opção pelo Direito. Ciência esta, aliás, que era tida por ele como da mais alta relevância e de grande dificuldade. Logo após sua graduação, já em 1912, publicou sua primeira obra: À Margem do Direito. Foi um dos precursores, além disso, da Sociologia no Brasil com seus livros, publicados sobre o tema nas décadas de 10 e de 20 do século passado. Dentre elas, destacam-se: A Moral do Futuro, de 1913, Introdução à Política Científica, de 1924, e Introdução à Sociologia Geral, de 1926. Tem livros sobre Teoria Política, como Anarquismo, Comunismo e Socialismo, de 1933, e Democracia, Liberdade e Igualdade: os Três Caminhos, de 1945. A Filosofia do Conhecimento e das Ciências não lhe passou despercebida, pois, em 1937, publicou uma obra da mais alta relevância sobre o tema: O Problema Fundamental do Conhecimento, na qual se destaca a famosa Teoria dos Jetos. Suas obras literárias também merecem ser referenciadas, destacando-se a obra premiada em 1º. Lugar pela Academia Brasileira de Letras, A Sabedoria dos Instintos, de 1921, vindo ele a se tornar imortal da citada Academia no fim de sua vida. (Fonte: http://www.editorajuspodivm.com.br/produtos/pedro-henrique-pedrosa-nogueira/pontes-de-miranda-e-o-direito-processual/958)

Nenhum comentário: