Banco de Questões – Direito do Consumidor
1. Arlindo comprou uma impressora e a mesma
quebrou após dois meses de uso regular. Assim, de imediato, Arlindo levou a
impressora para a loja onde a adquiriu para solicitar providências. O gerente
da loja informou a Arlindo que a mesma tinha garantia de 30 (trinta) dias porque
era importada. Pergunta-se: A conduta da empresa está em consonância com o CDC?
Sim ou não? Por quê?
2. Daniele adquiriu um rádio-relógio com garantia contratual de seis
meses. O fornecedor agiu corretamente e entregou-lhe o termo de garantia, tendo
a mesma conferido a existência de cláusula com tal prazo. Daniele perguntou
porque o mesmo não tinha garantia de um ano, tendo o fornecedor dito que ela
poderia optar por adquirir uma extensão da garantia, para um ano pagando pouco
mais. Pergunta-se: Caso o produto venha a quebrar com seis meses e vinte dias
será o fornecedor obrigado a sanar o problema? Obs.: Não se trata de vício oculto.
3. João Carlos comprou uma máquina fotográfica
digital pela televisão no dia 01.11.2005. A máquina chegou em sua residência no
dia 10.11.2005. João Carlos só abriu o produto no dia 12.11.2005, momento em
que constatou que o produto não satisfazia as suas expectativas. Em 19.11.2005,
ou seja, 07 (sete) dias depois de conferir o produto, João Carlos comunicou ao
fornecedor que não ficou satisfeito e solicitou o seu dinheiro de volta.
Pergunta-se: o fornecedor tem o dever legal de devolver o valor pago a João
Carlos? Por quê?
4. Joaquim contratou os serviços de uma empresa
para a pintura de sua casa, tendo a mesma terceirizado a pintura da área
externa. Uma semana depois do fim do serviço caiu uma forte chuva, em data de
01.01.2005, tendo a tinta da área externa caído por completo. Revoltado,
Joaquim foi até a empresa e exigiu a re-execução do serviço. O gerente da
empresa alegou que não iria refazer o serviço porque quem fez a pintura da área
externa foi um pintor terceirizado, tendo se limitado a fornecer para Joaquim
os dados do pintor. Pergunta-se:
a) Está correta a atitude da empresa? Porquê?
b) É preciso que Joaquim demonstre em juízo a
culpa do pintor, uma vez que ele é profissional liberal?
c) Se Joaquim interpusesse uma queixa contra a empresa em 30.03.2005
requerendo a re-execução do serviço qual seria a sua sentença enquanto
magistrado (procedente ou improcedente, por quê?)
5. Carlos e Carla se dirigiram a uma papelaria e
adquiriram uma caneta da marca “ABC” do mesmo modelo. Carlos não testou a
caneta e a colocou no bolso de sua camisa. Após a aquisição deixa a papelaria e
vai almoçar. Já Carla compra a caneta e a guarda dentro de sua bolsa. Quando
Carlos tira a caneta do bolso de sua camisa para passar um cheque e pagar a
conta do restaurante percebe que a caneta estourara e inutilizara sua camisa.
Carla, ao utilizar a caneta pela primeira vez, pega-a de sua bolsa e, ao tentar
escrever, percebe que a mesma está estourada e sujou a sua bolsa por completo.
Pergunta-se: Estamos diante de vício ou de defeito das canetas? Fundamente.
6. Carlos comprou um aquecedor elétrico em 2004 da importadora HOTIMPORT
com um ano de garantia. No mês de setembro de 2005 o aquecedor quebrou tendo
Carlos levado a uma empresa de assistência técnica de sua confiança para
avaliação. Diagnosticou-se que o aquecedor precisava repor uma peça. Carlos,
então, dirigiu-se à importadora para solicitar a peça de reposição com as
referências fornecidas pela assistência técnica. A importadora HOTIMPORT
informou a Carlos que havia parado de importar aquele aquecedor no mês passado
(agosto de 2005) e que portanto não tinha como ajudá-lo. Pergunta-se: Pode
Carlos exigir da importadora HOTIMPORT a disponibilização da peça para
aquisição, mesmo tendo ela parado de importar o aquecedor, e ainda assim, mesmo
estando o equipamento fora do prazo de garantia legal e contratual?
7. Um corretor de seguros autônomo adquire um celular novo na loja ABC da
operadora ZYX, aproveitando uma promoção que lhe foi oferecida. No ato da
compra o aparelho foi habilitado e testado, funcionando perfeitamente. No dia
seguinte o telefone celular parou de funcionar sem aparente motivo. Pergunta-se:
Sendo o apontado vício de natureza grave (produto não funciona), é plausível a
aplicação do § 3º do art. 18 da Lei nº 8.078/90, para fins de dispensar a
providência prevista no § 1º do mesmo dispositivo legal ?
8. Karla recebe pelos Correios um xampu de uma nova marca. Junto com o
produto veio uma carta dizendo que ela tinha sido escolhida para experimentar o
produto e informar se o mesmo foi de seu agrado. Karla gostou da novidade e
experimentou no dia seguinte, tendo sofrido uma crise alérgica que lhe irritou
o couro cabelo por dias. Pergunta-se: 1. Há relação de consumo no presente caso
ou não porque o produto foi gratuito (amostra grátis)? 2. Pode Karla interpor
uma ação contra o fabricante do produto?
9. Estevão comprou um aparelho de DVD e este apresentou problemas durante
a garantia legal (90 dias). Estevão levou para a assistência técnica três
vezes, não tendo a mesma sanado o problema. Pode ele interpor uma ação por já
ter levado para a assistência três vezes sem solução?
10.
César comprou uma televisão importada e o comerciante avisou que a mesma
não tinha garantia contratual, limitando-se a garantia ao prazo legal.
Apresentando a televisão um problema seis meses após a compra haveria ainda
garantia? Sim ou não? Por quê? Fundamente com
base no CDC.
11.
Carla
acidentou-se num parque de diversões por causa de um problema em um dos
brinquedos em 01 de janeiro de 2002, tendo passado seis meses
fazendo fisioterapia até ficar caracterizado que a lesão era permanente. Caso ela quisesse interpor uma ação contra a
empresa em 02 de janeiro de 2006 já haveria ocorrido a prescrição? Sim ou não? Por quê? Fundamente com base no
CDC.
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