sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CDC. Questões.

Para debate com as turmas de Direito do Consumidor em 10.08.2012.

1.    João Carlos é taxista e como tal abastece seu veículo regularmente no Posto Exitus. O irmão de João Carlos, João Cláudio, tem o mesmo hábito, mas usa o carro apenas para sua locomoção, uma vez que é estudante universitário. Em determinado dia ambos abasteceram o carro no Posto Exitus. Ambos queixaram de problemas no veículo e desconfiaram do problema – adulteração de combustível e acionaram o posto. Podem fundamentar os irmãos o pedido de indenização no CDC? Sim ou não? Porquê?

2.    Estela Freitas nunca andou de avião na vida e foi vítima de um acidente aéreo, pois peças da fuselagem de um avião da NOAR caíram sobre sua casa em face de acidente. Pode Estela fundamentar o seu pedido indenizatório no CDC? Sim ou não? Porquê?

3.    A empresa CarroFácil é locadora de veículo e adquire os mesmo como frotista (possui desconto para aquisição). A empresa CarroFácil tomou um empréstimo de R$ 70.000,00 junto ao Banco do Brasil para adquirir dois veículos de uma concessionária Fiat. Há relação de consumo entre a empresa CarroFácil e o Banco do Brasil? E entre a empresa CarroFácil e a concessionária Fiat? Sim ou não? Porquê?

4.    Breno Santos assistiu a um comercial de um canal para crianças de um TV Fechada e ficou indignado com a exploração da inocência das crianças e falta de veracidade das imagens em relações à realidade dos brinquedos apresentados.  Breno resolveu fazer uma denúncia ao Ministério Público e ficou na dúvida se haveria uma relação de consumo. Oriente-o.

Nenhum comentário: